Dados preliminares da sonda Lcross indicam que a missão descobriu água durante os impactos de 9 de outubro com uma região em sombra perpétua no fundo da cratera Cabeus, perto do polo sul lunar.
O impacto criado pelo estágio superior do foguete Centauro produziu uma pluma de material dividida em duas partes, ejetado das profundezas da cratera. A primeira parte era composta de vapor e poeira fina e segunda, de material mais denso. Esse material não era exposto à luz do Sol há bilhões de anos.
Cientistas especulavam há anos sobre a explicação para as quantidades de hidrogênio detectadas nos polos lunares por missões anteriores. A descoberta de água pela Lcross ajuda a responder à pergunta. A água na Lua pode estar mais disseminada e existir em quantidade maior que a esperada, diz nota da Nasa.
Além disso, regiões lunares em sombra perpétua podem ter a chave da história e da evolução do Sistema Solar. E a água e outros compostos descobertos poderão ser recursos para astronautas em futuras missões.
Desde os impactos, a equipe cientistas da missão Lcross trabalha para analisar os dados que a nave recolheu. A equipe concentrou-se nos espectrômetros, que trazem as informações mais precisas sobre a presença de água.
Ampliação da imagem da pluma de material impelida pelo impacto na Lua. Divulgação/Nasa
"Estamos extasiados", disse Anthony Colaprete, principal cientista da missão. "Diversas linhas de evidência mostram que a água estava presente tanto na pluma mais leve e na cortina de dejetos criada pelo impacto do Centauro. A concentração e distribuição da água e outras substâncias requerem mais análise, mas é seguro dizer que Cabeus contém água".
Algumas vezes por ano, o Google muda o logotipo de sua página inicial para comemorar um evento histórico importante. Estes logos celebrativos são chamados de Doodle. Exemplos recentes inclurem o aniversário de 20 anos da queda do Muro de Berlim, do Dia nas Crianças e do Dia da Independência do Brasil.
Hoje o Google está celebrando uma ótima notícia: a descoberta de água na Lua! A Nasa anunciou ontem que sua missão de bombardeamento da Lua revelou que o satélite tem água em baixo de sua superfície. Agora, se você visitar Google.com.br, vai ver o logo ao lado, que mostra um dos “o” sendo a Lua bombeada e as outras letras como bolhas de água.
NASA encontra água na Lua - INCRIVEL
sábado, 14 de novembro de 2009
Postado as 14:40
Marcadores: Tecnologia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário