A 'nerd' é um dos estereótipos femininos disponíveis no polêmico aplicativo criado pela Pepsi para o iPhone. (Foto: Dan Goodman/AP)
A PepsiCo Inc. está enfrentando críticas por uma aplicação do iPhone que promete ajudar os homens a “faturar” muitas mulheres, ao oferecer estereótipos femininos variados e um painel para acompanhar o andamento das conquistas dos usuários.Mesmo com um pedido de desculpas da empresa – que está utilizando o aplicativo “Amp up before you score” para comercializar a sua bebida energética Amp –, as críticas continuam em sites, blogs e redes sociais, já que a companhia decidiu manter o aplicativo disponível.
O aplicativo permite que os usuários selecionem entre diferentes estereótipos de mulheres, como “a estudante de intercâmbio estrangeira” ou “a nerd”, por exemplo, e oferece cantadas e dicas para “faturar” cada tipo de moça.
Além disso, os usuários podem adicionar mulheres – com nome, data da conquista e comentários – a uma lista de “pegáveis” para ser compartilhada on-line em sites como o Facebook e o Twitter.
Segundo a porta-voz Nicole Bradley, o aplicativo está disponível apenas para pessoas com 17 anos ou mais, que “escolhem aceitar essa experiência”.
“O aplicativo foi desenvolvido para entreter e atrair o público alvo do Amp. Nós vamos continuar a acompanhar o retorno dado por todas as partes e agir de acordo [com isso]”, disse ela sobre o aplicativo gratuito, lançado na semana passada.
Para Kevin Dugan, diretor de marketing da Media Marketing Empower, em Cincinnati (EUA), a PepsiCo provavelmente não vai tirar o aplicativo do mercado de imediato. “Acho que o objetivo era chamar a atenção e parece que a estratégia deu resultado”, avaliou.
“Como empresa, a PepsiCo tem uma cultura respeitosa com as mulheres”, avaliou John Sicher, editor da publicação especializada “Beverage Digest”, ressaltando que a presidente da Pepsi é uma mulher. “É uma tentativa de ser bem-humorado com este aplicativo e nada mais”, contemporizou.
Fonte: G1
0 comentários:
Postar um comentário