Tecnologia promete acabar com a pirataria

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Essa vem lá do Japão e foi criada pelo pessoal da Sharp em parceria com o Instituto Nacional de Informática. Eles criaram uma tecnologia para tentar acabar (ou diminuir) com a pirataria de filmes que, segundo a American Film Institute, causa a incrível cifra de US$ de 3 bilhões de prejuízo anualmente.
O foco da tecnologia é o filme recém-lançado, ou seja, aquele que está em cartaz no cinema e é copiado por algum dispositivo portátil para depois ser transformado em uma cópia pirata em DVD. Nas redes de compartilhamento P2P, esses arquivos se apresentam com o título de CAM.
O funcionamento é relativamente simples. Um conjunto de lâmpadas de luz infravermelha é colocado atrás da tela do cinema e emite ondas de luz em velocidade constante – 10 pulsos por segundo – durante toda a sessão. Imperceptível para o olho humano, essa luz é captada pela lente dos equipamentos eletrônicos, o que torna a cópia algo horrível de ser assistido (veja a imagem).
Como as telas de cinema são microperfuradas para a passagem de som (você sabia que o canal central nas salas de exibição fica atrás do telão?), a luz passa por esses poros com facilidade. Resta esperar um contra-ataque dos corsários do novo século…

Fonte: http://planetech.uol.com.br/

1 comentários:

Adriana disse...

Agora não vo mais na 25 compra dvd

rsrs